Representantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NECA) estiveram em São Sebastião entre os dias 29 e 30 de novembro para uma capacitação e formação dos agentes que trabalham na rede de serviços socioassistenciais da cidade.
Participaram do encontro os Conselheiros Tutelares de São Sebastião e técnicos do serviço de acolhimento, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Ouvidor Municipal e a promotora pública.
De acordo com a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Célia Silveira, foram feitas discussões sobre as atribuições dos conselheiros, a relação dos cuidados e as principais atribuições do serviço especializado e prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Dois dias de muito aprendizado e de entendimento do que precisamos melhorar e quais os caminhos temos de seguir em relação ao atendimento da criança e do adolescente em São Sebastião”, destacou.
Para a representante do Instituto, Alice Duarte de Bittencourt, a capacitação é muito importante para o aprimoramento dos serviços na cidade. “Estamos aqui para demonstrar a necessidade da articulação e o respeito dos serviços, além de saber onde é o limite de cada um nunca se esquecendo da importância na proteção dos direitos da criança”, reforçou.
O que é?
A Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NECA) foi fundada em 2005 e tem como missão gerar e difundir conhecimentos e metodologias para o aprimoramento, para a inovação e a articulação de políticas de intervenção na defesa de direitos da criança, do adolescente, do jovem e de sua família.