
A assistente social Mônica Maria Nunes da Trindade Siqueira, professora na Universidade de Taubaté, está desde o dia 9 de março desenvolvendo uma capacitação com a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.
O foco é aprimorar os conhecimentos para trabalhar com grupos das equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Faculti, Associação Sebastianense de Promoção Social (que envolve os projetos Garoçá, Viração e Cidadão), Lar Vicentino e Associação de Amparo à Mulher Sebastianense (AAMS) já passaram pelo nono de dez encontros, realizado hoje (29) na sede do CREAS, no Centro da cidade.
Ao todo, cerca de 30 pessoas estão participando da capacitação, que tem 50 horas de duração e conta com serviços do PAIF, programa dos CRAS de Atenção Integral à Família, e de outro Programa, de convivência e fortalecimento de vínculos, trabalhos feitos pelas entidades com idosos ou crianças ou adolescentes.
“Nosso foco é a fragilidade de vínculos, conflitos familiares, demandas de território, comuns à varias famílias”, disse Mônica Maria, que explicou que, dentro desse trabalho com grupos, são trabalhados variados temas.
“Um deles foi o campo grupal, com o desenvolvimento de uma reflexão de como trabalhar as relações dentro do grupo, papéis, como cada membro se posiciona, como interferir. Outro tema importante é desconstruir o conceito de família dentro do ciclo de vida familiar”.