O Projeto Garoçá abriu suas portas, esta semana, para a Fundação Cultural e Educacional “Deodato Sant’ana” (Fundass), na qual foi finalizado o semestre das atividades de oficinas culturais da Costa Norte.
O Projeto contou ainda com a parceria da Escola Municipal Maria Alice Rangel, da Enseada. “Cedemos o espaço para a reunião junina pedagógica da equipe”, contou a coordenadora do Garoçá, Luciana Gallani.
Finalizando a semana, o Projeto realizou sua Festa Julina com decoração, guloseimas e brincadeiras típicas, como pescaria de anzol e de imã, golfe junino, boca do palhaço e galinha na panela, além da Quadrilha Garoçá.
Ainda foram realizados sorteio de bolos, brinquedos e doces doados por parceiros queridos. “Finalizamos com um almoço delicioso e um grande bolo para comemorarmos os aniversariantes do mês”, disse Luciana.
O aluno Thiago Miguel, da turma da tarde, disse que adora as comemorações que são feitas nessa época dentro do projeto. “Gosto porque fica tudo muito colorido”.
Garoçá
Um dos objetivos do Projeto Garoçá, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é estimular a brincar, o desenvolvimento de habilidades sociais a cooperação, autonomia e a convivência comunitária, atendendo aos princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de garantir os direitos das famílias referenciadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), utilizando as parcerias e o vínculo como ferramenta de transformação na educação social.
O Projeto atende 140 crianças com atividades de Apoio Pedagógico/Meio Ambiente, Esportes Integrados, Pilates/Karatê, Arte Corporal e Capoeira. É mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.