As crianças do Projeto Garoçá participaram do Congresso de Empreendedorismo Sustentável realizado pela Prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Instituto Supereco, no Teatro Municipal, com ações relacionadas à conscientização e cuidado com o nosso planeta.

No primeiro dia do evento, as crianças do Garoçá fizeram a abertura das atividades do dia com a apresentação “Puxada de Rede”, coreografada pelo professor de Capoeira Alex Getúlio, e "Sal da Terra", com a professora de Arte Corporal Mayara Ximenes.

As crianças participaram, ainda, da visitação dos stands que elencaram a preservação do Meio Ambiente.

O Projeto Garoçá contou com um stand no local no qual fez a exposição somente de materiais produzidos pelas crianças durante suas atividades de Empreendedorismo. Os materiais expostos mostravam as diversas possibilidades de transformar resíduos secos em objetos de uso, como brinquedos, jogos e decoração.

A professora de Apoio Pedagógico e Meio Ambiente, Fabiana Medeiros, ministrou duas oficinas no primeiro e segundo dia. As oficinas foram a contação de história "O último pingo de água do planeta", de Mineia Pacheco, e uma oficina de mandalas com cd’s recicláveis. As oficinas atenderam públicos de diversas idades.

“Ficamos muito felizes em participar de um evento que agrega as ações realizadas diariamente em nossa sede. Assim podemos envolver nossas crianças em momentos de reflexão e cuidado com tudo que nos cerca, principalmente nosso planeta, crescendo sempre com atitudes responsáveis e conscientes”, disse a professora.

Garoçá

Um dos objetivos do Projeto Garoçá, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é estimular a brincar, o desenvolvimento de habilidades sociais, a cooperação, autonomia e a convivência comunitária, atendendo aos princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de garantir os direitos das famílias referenciadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), utilizando as parcerias e o vínculo como ferramenta de transformação na educação social.

O Projeto atende 140 crianças com atividades de Apoio Pedagógico/Meio Ambiente, Esportes Integrados, Pilates/Karatê, Arte Corporal e Capoeira. É mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.