Em clima de Copa do Mundo, as crianças do Projeto Cidadão Criança, com sede no bairro São Francisco, participaram de um Torneio de Futsal no Centro comunitário do Morro do Abrigo, região central de São Sebastião.

Segundo a coordenadora do projeto, Alessandra Peixoto, as possibilidades de atividades trazidas pela Copa são muitas. “Como o futebol faz parte do imaginário e da cultura do país, os monitores, junto com as crianças, criaram momentos de conhecimentos, através de uma pesquisa sobre os países participantes e suas semelhanças e diferenças, as cores das bandeiras, bola, mascote, troféu”, contou.

As crianças construíram ainda um painel com um gráfico que foram alimentando com os resultados dos jogos, organizaram uma oficina para decorar o projeto com painel e confeccionaram bandeiras com a técnica de mosaico em EVA.

O Torneio veio completar esse clima, e os alunos depois foram premiados com as medalhas, um bolo decorado e kits de doces.

“Foi muito gratificante para a equipe proporcionar às crianças um conhecimento maior sobre a Copa do Mundo, propiciar autonomia às crianças. Necessitamos mostrar que elas podem se destacar, sonhar e conseguir realizar seus sonhos”, avaliou a coordenadora.

O Projeto Cidadão Criança é mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), atende 70 crianças e tem como atividades: Apoio Pedagógico, Karatê, Teatro e Esportes Integrados. Seu objetivo enquanto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é estimular a integração, cooperação, autonomia, participação social e garantia de direitos das famílias referenciadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), utilizando a convivência e o vínculo como ferramenta de transformação social.