A Prefeitura de São Sebastião encerrou a II Semana da Pessoa com Deficiência, promovida pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), com o projeto “Canoa para Todos”, na Praça da Vela, no bairro do Porto Grande. A ação foi realizada em parceria com o Instituto São Sebá Va’a na manhã desta sexta-feira (07/12). O evento também incluiu apresentação de palhaços da Associação Voluntária Vida e Alegria.
Participaram da vivência alunos do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e pacientes do Centro de Reabilitação da Topolândia.
Para o aluno do EAPE da Escola da Topolândia, Estevão Santos Silva, de 16 anos, que remou pela primeira vez, foi “bom ter participado” do evento. “Achei bem difícil manusear os remos, mas valeu muito a pena participar. É muito bom sair um pouco da escola para se distrair”, comentou.
As professoras da APAE, Juliana Soares, Viviane Migliorini e Yohana Medeiros disseram que a vivência fora do ambiente educacional também é importante para socialização dos alunos. “É de grande valor a socialização deles com outras pessoas que estão fora do ambiente da APAE, e também esse contato com a praia, com o mar, a areia”.
Para a diretora de Políticas Públicas da SEPEDI, Juliana Coelho, “a semana foi muito rica” com a participação de muitas pessoas. “As atividades da Semana da Pessoa com Deficiência têm o intuito de mostrar que, independente da deficiência, todos podem e são capazes de realizar ações das mais variadas. Essa semana serve apenas para dar destaque a isso; e com a vivência com a canoa encerramos com chave de ouro nossas ações, da melhor maneira, na praia”, finalizou.