O Projeto Garoçá, localizado no Jaraguá, tem o mês de junho como especial no atendimento às suas crianças. Nesse mês, as crianças fortalecem as ações voltadas para a conscientização acerca da importância com o meio ambiente.

Os trabalhos começaram na última segunda-feira (04/06) com a limpeza da futura horta do projeto, que também realizou com as crianças uma pesquisa para saber quais sementes eles gostariam de cultivar, as mais citadas foram, feijão, morango, temperos, cenoura, melancia e abobrinha.

Também na última segunda-feira, o projeto iniciou a confecção e transformação de resíduos secos em materiais de uso, permitindo que as crianças estimulem e desenvolvam suas habilidades artísticas e mudanças de atitudes em relação ao lixo.

Na última terça-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, o “Garoçá” fez uma leitura sobre a respectiva e a importância da Educação Ambiental em todas as áreas de sua competência, refletindo o papel de todos enquanto cidadãos na mudança de atitude e diminuindo impactos causados pela destruição.

O Garoçá também informa que pelo quarto ano consecutivo o “Concurso da Frase Sobre Meio Ambiente” está acontecendo hoje (07/06), com o objetivo de mostra para as crianças atendidas a responsabilidade, possibilidades e envolvimento com a causa ambiental.

Segundo o projeto, em virtude do mês de conscientização, ainda será realizado junto à comunidade a “Caminhada Ambiental” no dia 22 de junho e ao final do mês, no dia 29 de Junho, a “4ª Vivência Ambiental”, com o tema: “Acolhendo, Fortalecendo e Respeitando o Meio Ambiente”. Também, do dia 22 ao 29 de Junho, haverá uma sala de exposição com trabalhos artísticos produzidos pelas crianças no “Garoçá” aberta para visitas de escolas.

Projeto Garoçá

Instalado na Costa Norte do município, o Projeto Garoçá da Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), atende 140 crianças e tem como atividades, Esportes Integrados com Glauber Ferraz, Apoio Pedagógico com Fabiana Medeiros, Judô com Rogéria Cozendey, Dança com Mariana Sanches e Capoeira com Alex Getúlio.

Segundo o projeto, seu objetivo enquanto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é estimular a integração, cooperação, autonomia, participação social e garantia de direitos das famílias referenciadas ao CRAS utilizando a convivência e o vínculo como ferramenta de transformação social.