Diagnósticos integram o Programa Cidade Amiga do Idoso

Em continuidade aos encontros de avaliação diagnóstica, referente ao Programa Cidade Amiga do Idoso, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), em parceria com o Procon, realizou nesta segunda-feira (09), no Tebar Praia Clube, o penúltimo encontro de pesquisa e palestra sobre educação financeira aos integrantes do programa Mais Vida, do Fundo Social.

Segundo a diretora de Políticas Públicas da SEPEDI, Juliana Coelho, 32 idosos participaram das ações. “Justamente para podermos trabalhar de forma mais direcionada a grupos menores, os pilares do programa. E em parceria com o Procon, como em outros encontros, tivemos orientações financeiras à população idosa”, afirmou Juliana. A palestra de educação financeira foi ministrada pelo diretor do Procon, André Batelochi, e o técnico, Pedro Barbosa. Entre as orientações, temas como fraudes, uso abusivo dos bancos, créditos consignados e empréstimos.

O último encontro de avaliação diagnóstica para o Programa Cidade Amiga do Idoso será nesta terça-feira (10), às 9h30, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Costa Norte, Rua Machado de Assis, 410, Canto do Mar.

Cidade Amiga do Idoso

É um programa, em parceria com o Governo do Estado, com itens a serem cumpridos para que a cidade atenda as necessidades da população idosa, requisito para aquisição do Selo Inicial. Depois de conquistar o Selo Inicial, outras ações serão efetivadas para a obtenção do Selo Intermediário e Selo Pleno, assim, serão disponibilizados pelo Governo do Estado, recursos financeiros para implantação de projetos de efetivação das Cidades Amigas do Idoso.

As ações em prosseguimento são: diagnósticos com idosos; acessibilidade ao transporte público – foi feita a capacitação dos funcionários da empresa de transporte urbano, que estão adequando a frota - e diagnóstico de gestão política. De acordo com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), São Sebastião, com aproximadamente 84 mil habitantes, possuí 9.556 idosos, o equivalente a 11,14% da população.