Pessoas com deficiências de São Sebastião participam de aula de vela inclusiva

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI), em parceria com o Projeto Sailing Sense promoveu aula de vela para pessoas com deficiência, nos dias 14 e 15 de julho, visando às políticas públicas voltadas para a inclusão social. Os participantes saíram do píer do Clube Pindá, no Saco da Capela, em Ilhabela, com trajeto pelo canal e retorno à ilha.

Projeto Viração realiza Arraiá para crianças e seus familiares

As famílias e crianças referenciadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Topolândia, Região Central de São Sebastião, tiveram uma noite especial, que contou com apresentações de Dança, Sorteio e brincadeiras como boca do palhaço, argolas, pescaria, corrida do saco, e o tradicional pau de sebo, que fez a alegria da criançada.

Prefeitura promove vivência náutica para pessoas com deficiência

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), em parceria com o projeto Sailing Sense/AHIMSA, neste domingo e na segunda-feira, dias 14 e 15 de julho, uma vivência náutica da modalidade de vela, voltada para pessoas com deficiência residentes no município.

A atividade acontecerá em dois períodos, pela manhã das 9h às 12h; e a tarde, das 14h às 17h, no Yacht Clube de Ilhabela. O objetivo é promover a inclusão. O projeto Sailing Sense foi idealizado por Miguel Olio e existe desde 2007. Esta será a primeira vez que a ação acontecerá em parceria com o município.

Boas práticas de plantar, cuidar e colher têm seus primeiros resultados no Projeto Garoçá

As crianças do Projeto Garoçá realizaram a primeira colheita de hortaliças (alface crespa e lisa, rúcula e cebolinha) deste ano. Com a horta, as crianças aprenderam sobre cuidados com o meio ambiente, respeitando todas as etapas necessárias para o manejo de alimentos saudáveis, e ainda levaram para suas casas e famílias todo o aprendizado socioambiental adquirido com essas ações.

“Nosso sentimento é de gratidão, com tantas ações incríveis acontecendo. São experiências novas com pessoas (parceiros) cruzando nosso caminho e nos
fazendo acreditar que juntos conseguimos construir um lugar melhor para se viver”, disse a coordenadora do Garoçá, Luciana Gallani.

“Abrimos novos horizontes que nos fazem refletir e descobrir maneiras diversas de potencializar nosso Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, nos dando capacidade e qualidade para nossas metas traçadas. Só podemos agradecer a todos que fazem parte deste sonho de mostrar o quanto a vida das nossas crianças é importante para um crescimento saudável e feliz”, acrescentou.

Garoçá

Um dos objetivos do Projeto Garoçá, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é estimular a brincar, o desenvolvimento de habilidades sociais a cooperação, autonomia e a convivência comunitária, atendendo aos princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de garantir os direitos das famílias referenciadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), utilizando as parcerias e o vínculo como ferramenta de transformação na educação social.

O Projeto atende 140 crianças com atividades de Apoio Pedagógico/Meio Ambiente, Esportes Integrados, Pilates/Karatê, Arte Corporal e Capoeira. É mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.

Prefeitura garante recolocação profissional para 60% das pessoas atendidas pelo Programa Emergencial de Auxílio Desemprego

Após dois anos do início da frente de trabalho do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD) da Prefeitura de São Sebastião, mais de 60% das pessoas atendidas foram recolocadas no mercado de trabalho. Isto porque a Administração Municipal implantou programas de capacitação profissional para atender as necessidades do mercado de trabalho atual.