Oficina de Acesso restaura cadeiras de banho para Hospital de Clínicas de São Sebastião
Projeto da SEPEDI promove inclusão e restaura mais de 30 equipamentos em apenas 1 mês
A Prefeitura de São Sebastião fez a entrega nesta quarta-feira (3), de duas cadeiras de banho, restauradas pelos funcionários da Oficina de Acesso, ao Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS). Todos os colaboradores da oficina possuem algum tipo de deficiência.
Desde que a Oficina de Acesso iniciou, dia 10 de junho, mais de 30 equipamentos já foram restaurados e reutilizados pela população. Outras duas cadeiras de banho passam ainda por restauro, e mais outras quatro foram doadas pelo HCSS à própria Oficina de Acesso.
O projeto, realizado em parceria inédita da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI) com o Fundo Social, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Grupo Serveng, é o único do Litoral Norte a empregar pessoas com deficiência para consertar cadeiras de rodas danificadas ou quebradas.
Um dos funcionários da Oficina, Marcos Messias de Almeida, 53 anos, participou do restauro das cadeiras de banho. “Somos pioneiros no Brasil, o projeto é maravilhoso, pois além de ter me dado oportunidade de trabalho me sinto feliz por ajudar tantas pessoas reformando estas cadeiras que estavam sucateadas e sem uso”, comentou Marcos, que apresenta deficiência física em razão de sequela de um atropelamento.
Após o acidente, Marcos estava sem trabalhar há 3 anos. “Todo o suporte da SEPEDI e da nossa equipe de trabalho me motiva a cada dia. Parabéns ao prefeito Felipe Augusto, e aos idealizadores do projeto, a SEPEDI e a Serveng”, considerou.
Projeto Garoçá realiza sua “5ª Vivência Ambiental”
Com o intuito de festejar o Meio Ambiente e sua diversidade, crianças do Projeto Garoçá participaram na última sexta-feira (28) da “5ª Vivência Ambiental”, com o tema: “Acolhendo, Fortalecendo e Respeitando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda Mundial”.
Participaram, entre os convidados, os projetos Cidadão Criança e o Viração, que prepararam carinhosamente apresentações relacionados ao tema. A vivência foi aberta a famílias e à comunidade da Costa Norte e, de acordo com a professora de Apoio Pedagógico e Meio Ambiente, Fabiana Santos, essas simples atividades certamente se transformaram em momentos que ficarão guardados para sempre na memória de cada um.
Durante o mês de junho, a equipe do Projeto Garoçá participou de muitas atividades envolvendo as crianças, a comunidade e parceiros na conscientização sobre o Meio Ambiente. Foram desenvolvidas a confecção de brinquedos, utilizando resíduos secos, como: jogos de interatividade (quebra cabeça e jogo da memória); produção de textos e desenhos; fantoches de animais com caixa de leite; bichinhos de jardim (borboletas) com CD; bonecas com retalhos de tecido; flores com revistas; e vários objetos de decoração com materiais recicláveis.
“Observamos e aprendemos a transformação de lixo em objetos de utilidade, praticando assim as cinco importantes mudanças de atitudes”, disse Fabiana.
Segundo ela, além de trabalhos manuais e artísticos, foram abordados temas de coleta seletiva, uso consciente da água, compostagem, horta, entre outros.
“Conhecemos e estamos compartilhando os conhecimentos dos ODS que nos foram apresentados pela equipe do Projeto Tecendo as Águas – Instituto Supereco. Essas ações contribuem para o fortalecimento de valores de cidadania relacionados ao Meio Ambiente”, acrescentou Luciana coordenadora do Projeto Garoçá, acreditando que as crianças poderão transformar o planeta em um mundo melhor para se viver.
Garoçá
Um dos objetivos do Projeto Garoçá, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é estimular a brincar, o desenvolvimento de habilidades sociais a cooperação, autonomia e a convivência comunitária, atendendo aos princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de garantir os direitos das famílias referenciadas ao CRAS, utilizando as parcerias e o vínculo como ferramenta de transformação na educação social.
O Projeto atende 140 crianças com atividades de Apoio Pedagógico/Meio Ambiente, Esportes Integrados, Pilates/Karatê, Arte Corporal e Capoeira. É mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.
Crianças do Projeto Garoçá fazem caminhada ecológica na Costa Norte
Os alunos do Projeto Garoçá, crianças entre 6 e 12 anos, realizaram caminhada ecológica pelas ruas da Costa Norte do município na manhã desta terça-feira (25).
Prefeitura abre inscrição para projeto de inclusão de pessoa com deficiência
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretária da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI), em parceria com o projeto Sailing Sense/AHIMSA, vai oferecer nos dias 14 e 15 de julho a oportunidade de vivência da modalidade de vela para pessoas com deficiência residentes do município. O objetivo é promover a inclusão.
Idosos participam de atividades do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso
“Um por todos e todos contra a violência”! Com esse “grito de guerra”, dezenas de idosos participaram hoje (14) das atividades do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso, realizadas pela Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI).
Prefeitura de São Sebastião entrega cadeira de rodas da Gincana da Solidariedade
A Secretaria da Educação (SEDUC) de São Sebastião realizou nesta terça-feira (11), a entrega da cadeira de rodas recebida pelos alunos da Escola Municipal Prof.ª Patrícia Viviani Santana, da Topolândia, região central da cidade, durante a primeira fase da 20ª edição da Gincana da Solidariedade, evento promovido pela TV Vanguarda.
Oficina de Acesso conserta primeira cadeira de rodas
A Prefeitura de São Sebastião fez a entrega da primeira cadeira de rodas consertada pelos funcionários da Oficina de Acesso, lançada na última segunda-feira (10/06). Todos os colaboradores da Oficina possuem algum tipo de deficiência.
Projeto Garoçá realiza encontro com famílias assistidas
O Projeto Garoçá realizou ontem (10) uma reunião com as famílias assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social Costa Norte.
Prefeitura promove III Encontro de Combate à Violência contra o Idoso
A Prefeitura de São Sebastião vai realizar o III Encontro de Combate à Violência contra o Idoso no dia 14 de junho, a partir das 9h, com caminhada da Rua da Praia até a sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), onde será oferecido um café e em seguida uma Mesa Redonda para discutir formas de combate à violência contra o idoso.
São Sebastião é a única cidade do Litoral Norte a ter Oficina de Acesso
A Prefeitura de São Sebastião inaugurou ontem (10) a “Oficina de Acesso”, que visa incluir pessoas com deficiências no mercado de trabalho para a reforma ou recuperação de cadeiras de rodas e materiais ortopédicos. A Oficina é a única do Litoral Norte a atender o programa e será realizada pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), em parceria inédita com o Fundo Social, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Grupo Serveng.